Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Apresentadora Iva Domingues dá pontapé na língua portuguesa

Apresentadora foi corrigida e criticada pelos fãs na sua página de Facebook.
 
 Ângelo Rodrigues é o atual namorado de Iva Domingues



Era suposto ser um simples desabafo, mas tornou-se num gerador de polémica. Iva Domingues usou a sua página de Facebook para afirmar a sua posição quanto ao acordo ortográfico, mas deu um pontapé na língua portuguesa e acabou por ser corrigida e criticada pelos muitos fãs que inundaram o seu espaço na rede social, escreve o Correio da Manhã.
 
"Não, não vou seguir o acordo ortográfico! Vou continuar a dizer, morto e não matado. Pago e não pagado", foram estas as palavras que entretanto Iva apagou do seu perfil. O que acontece é que esta diferenciação entre os particípios passados - um regular e outro irregular - sempre existiu em alguns verbos e nada tem a ver com o acordo ortográfico.  
 
O particípio curto deve ser utilizado quando o verbo auxiliar é "ser" ou "estar" (exemplo: morto) e o particípio longo deve ser utilizado quando o verbo auxiliar é "ter" ou "haver" (exemplo: matado).
 
Entretanto, nesta quinta-feira à tarde, Iva Domingues deixou uma nova mensagem sobre o tema, em jeito de correção, apesar de continuar a conjugar mal o verbo "matar" com o verbo auxiliar "ter". Leia a mensagem:
 
"Aviso à navegação:
Continuarei a dizer ter morto e ter pago.

Obrigada :)
Bom dia"
 
Texto: Sandra Silva ( sandrasilva@jet7.pt ). Foto: Arquivo fonte:Jet7.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário